Ramalhete

O Centro do Ramalhete é uma infraestrutura da Universidade do Algarve gerida pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) desde  1994. Esta estação marítima, bastante versátil, possui tanques e aquários para a manutenção de organismos vivos, desde baterias de pequenos tanques até grandes mesocosmos ao ar livre. Acolhe maioritariamente projetos de investigação relacionados com organismos marinhos da sua área geográfica.

De fácil acesso ao sistema único e extenso de lagoas e sapais da Ria Formosa e a zonas costeiras que facilitam os estudos in situ, a Estação Maritima do Ramalhete, está localizada em pleno coração da Ria, junto a um dos seus principais canais, combinando na perfeição a proximidade do Campus de Gambelas com um acesso privilegiado a este ecossistema e excecionais condições de cultivo de organismos aquáticos.

O Centro do Ramalhete, através do CCMAR, está integrado na Association of European Marine Biological Laboratories (ASSEMBLE), uma parceria que tem facilitado à comunidade científica europeia o acesso às suas instalações e serviços.

O CCMAR serve como infraestrutura para os estudantes e cientistas de universidades e institutos de toda a Europa e integra algumas iniciativas europeias proporcionando o acesso do utilizador a instalações especiais e modelos biológicos, através de estruturas pan-europeias, como o EMBRC.