Prémio Alumni

O Prémio Carreira Alumni UAlg visa homenagear e distinguir, anualmente um(a) graduado(a) num dos cursos lecionados na Universidade do Algarve (UAlg). Pretende-se reconhecer a carreira de um(a) graduado(a) com comprovada relevância nos seguintes domínios: desenvolvimento da sociedade; reconhecimento da qualidade de ensino da UAlg.

ElegibilidadeSão elegíveis todos os diplomados da UAlg, com os graus de licenciatura, mestrado, doutoramento.

Fases do processoO processo é composto por duas fases: (1) consiste na indicação de personalidades diplomadas pela UAlg. Nesta fase toda a comunidade (alunos, professores, funcionários, alumni) é convidada a participar sugerindo pessoa ou pessoas, através de formulário próprio constante no sítio Alumni e Saídas Profissionais. São aceites autopropostas; (2) há lugar à seleção do premiado pelo júri, entre os nomeados elegíveis.

 

O júri é composto pelo Conselho Alumni. As decisões do júri são da sua inteira responsabilidade e não haverá lugar a recurso.

Critérios de apreciação dos candidatos: Os nomeados elegíveis serão avaliados considerando os seguintes critérios: (1) Carreira reveladora de competências no desenvolvimento da sociedade em termos económicos, sociais, culturais. Reconhecida criação de valor no domínio do bem-estar social; (2) Carreira reveladora de competências de influência nas políticas públicas, destacando-se pelo seu contributo para a sociedade civil; (3) Excecionais realizações na sua área de atividade, destacando-se o contributo para o desenvolvimento da mesma; (4) Contribuição para o reconhecimento da excelência de ensino da UAlg. Os casos omissos são resolvidos pelo júri e em caso de dúvida o júri pode solicitar documento (s) que considere necessário (s) à apreciação das propostas.

Critérios gerais de apreciação dos candidatos:  (1) O prémio não é concedido a título póstumo; (2) O prémio só é atribuído uma vez à mesma personalidade; (3) Os Alumni que são membros do júri não são elegíveis.

Entrega do prémio: O prémio que terá um caráter simbólico será entregue em cerimónia própria de acordo com o calendário da iniciativa.

Envio de propostas aqui

 

Ver edição de 2016 aqui