Licenciaturas em Gestão Hoteleira e em Turismo comemoraram 25 anos

27/04/2017

Licenciaturas em Gestão Hoteleira e em Turismo comemoraram 25 anos

No passado dia 21 de abril, a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve realizou uma cerimónia comemorativa dos 25 anos dos cursos de Gestão Hoteleira e de Turismo, que contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.

Na cerimónia foram homenageados os diretores das duas licenciaturas ao longo dos 25 anos e as dez empresas que mais estágios concederam aos estudantes de cada um dos cursos. Estiveram presentes, entre outros, representantes das cadeias hoteleiras Pestana, Vila Galé, Tivoli e Sheraton, hotéis como Quinta do Lago, Vila Monte Resort ou Pousada de Estoi, o parque temático Zoomarine, a Agência de Viagens Top Atlântico e a Região de Turismo do Algarve. Em termos institucionais estiveram também presentes, além do presidente da RTA, dirigentes da AHETA, NERA, AIHSA, EHTA, ANA, CCDR Algarve e IEFP.

Na primeira parte da cerimónia, as principais intervenções estiveram a cargo de dois antigos alunos: Nuno Fazenda, licenciado em Turismo e atual diretor do Departamento de Gestão de Programas Comunitários no Turismo de Portugal, que falou sobre “Estratégia Turismo 2027- Estratégia Nacional de Turismo”; e Rui Maria, licenciado em Gestão Hoteleira e atual diretor of sales Portugal & Africa do grupo Pestana, que falou sobre: “A hotelaria no Algarve, o presente e perspetivas futuras”. Dois dos atuais estudantes do curso de Turismo também apresentaram um estudo sobre “O perfil do turista no Algarve em época baixa”.

As intervenções da segunda parte foram proferidas pelo diretor da ESGHT, Hélder Carrasqueira, pelo reitor da Universidade, António Branco, e pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, que presidiu à sessão de encerramento.

No final foi descerrada uma placa alusiva às comemorações e houve bolo confecionado pelos estudantes da licenciatura em Gestão Hoteleira, curso que desde há dois anos passou a incluir a parte laboratorial (prática hoteleira).

Durante o evento, esteve patente no hall de entrada da Escola uma exposição de fotografias de antigos alunos das duas licenciaturas, com a indicação das funções que hoje desempenham em termos profissionais. Uma exposição que também serviu para recordar os antigos e motivar os atuais estudantes.

Com nota final da sua intervenção, Hélder Carrasqueira referiu: “Diz-se que o caminho faz-se caminhando; o nosso trouxe-nos até aqui. Vamos continuar a formar bons profissionais para o Algarve, país e resto do mundo; obrigado a todos”.