Leitura presencial

A Biblioteca funciona em regime de livre acesso às estantes, embora alguns documentos tenham de ser solicitados ao balcão, como por exemplo os números mais antigos das publicações periódicas, alguma literatura cinzenta ou os recursos audiovisuais. Os leitores podem circular livremente com os livros pela biblioteca desde que não ultrapassem as antenas de segurança colocadas na entrada. Finda a utilização, deverão deixar os livros ou revistas sobre as mesas de trabalho.

As obras nas estantes encontram-se arrumadas por assunto, de acordo com a CDU - Classificação Decimal Universal. Esta classificação divide o conhecimento em 10 classes principais subdivididas hierarquicamente em classes mais específicas::
 

0   Generalidades. Ciência. Conhecimento. Informação.
  Filosofia. Psicologia.
2   Religião. Teologia.
3   Ciências Sociais
4   [Reservada para desenvolvimento futuro]
5   Matemática. Ciências Naturais.
6   Ciências aplicadas. Medicina. Technologia.
7   Arte. Desporto.
  Língua. Linguística. Literatura.
  Geografia. Biografia. História

Números e vulgares sinais de pontuação são usados na CDU por serem universais e independentes da língua do documento.

A sua ordenação é baseada no sistema decimal, i.e., as classes são concebidas como expressões duma fracção decimal (0,11111) mas com o zero e a vírgula omitidos e com as classes pontuadas a cada três digitos para facilitar a sua leitura (111.11).

Uma vantagem deste sistema é a sua capacidade de expansão virtualemente infinita, através da criação de subclasses, sem que essa expansão venha perturbar a ordem das classes existentes (a criação da classe 111.111 por adição da subclasse 1 à classe 111.11 não altera o facto desta última se situar depois da classe 111.10 e antes da classe 111.12).

Um exemplo prático é o da classe 631.589, a que corresponde a descrição "Cultura por métodos artificiais", que não é muito esclarecedora se não considerarmos a sua hierarquia e respectivas descrições:
6              Ciências aplicadas... Tecnologia.
63            Agricultura. Silvicultura. Etc.
631          Agricultura em geral.
631.5      Trabalhos e métodos agrícolas.
631.58    Sistemas de cultura.
631.589  Cultura por métodos artificias.

As publicações periódicas estão organizadas por ordem alfabética de títulos.

Antes de se dirigir às estantes, consulte o catálogo para mais facilmente localizar os documentos.
Os utilizadores devem fazer bom uso das instalações e dos recursos informativos disponibilizados, respeitando as disposições patentes no Regulamento da Leitura de Presença (desligar os telemóveis, não comer, reservar o máximo de silêncio, não provocar danos nos documentos, como riscar, molhar, etc.).