INTERNATIONAL CREDIT MOBILITY (ICM)

HOME                    PARCEIROS                    BOLSAS                    CANDIDATURAS & SELEÇÃO                    CONTACTOS


O programa Erasmus+ tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação, a formação e a animação de juventude. O programa, que abrange um período de sete anos (2014-2020), disporá de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 40% em relação aos níveis de despesa atuais, em consonância com o compromisso assumido pela UE de investir nesta área.

Erasmus+ é um programa da UE no domínio da educação, formação, juventude e desporto que dará a oportunidade a mais de quatro milhões de europeus de estudar, seguir uma ação de formação, adquirir experiência de trabalho ou fazer um voluntariado no estrangeiro. Apoiará o estabelecimento de parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de colmatar as lacunas existentes em termos de competências na Europa.

O programa apoiará também as medidas tomadas para modernizar os sistemas de educação na Europa e no mundo, e encontra-se aberto aos seguintes tipos de países:

Países do Programa (UE) - países que que podem participar em todas as ações do Programa Erasmus+;

Países Parceiros (Não-UE) - países que podem participar em algumas ações do programa sujeitos a critérios e condições especificas.

Um dos objetivos do programa é promover a Mobilidade de Aprendizagem dos Individuos no ensino superior a estudantes e a pessoal (docente e não docente), quer dos países do programa (Europa), quer dos países parceiros (Não-UE). Através do International Credit Mobility - os estudantes podem fazer um período de estudos fora e o pessoal pode fazer missões de ensino ou formação.

Em 2015 a Universidade do Algarve recebeu financiamento para o novo projeto ICM Marrocos-UAlg, válido de 2015/2017, especifico para estudantes de mestrado e doutoramento (Incoming).

Ao abrigo do projeto ICM Marrocos-UAlg, os candidatos Incoming selecionados terão oportunidade de adquirir novos conhecimentos num contexto externo e aumentar as perspetivas de trabalho futuro, beneficiando de apoio financeiro ao nível de bolsa e de apoio para a viagem.