EU-US Atlantis

http://www.unive.it/media/image/english_website/logo_atlantis.pngOs Estados Unidos da América (EUA) e a União Europeia (UE) assinaram um acordo bilateral UE-EUA que tem como principal objetivo promover a compreensão entre as pessoas da UE e dos EUA e melhorar a qualidade e desenvolvimento dos seus recursos humanos.

O acordo UE-EUA através do Programa ATLANTIS apoia consórcios de ensino superior e instituições de formação na implementação de programas conjuntos de graduação ou pós-graduação para melhorar os seus serviços educacionais, para comparar e modernizar os currículos e desenvolver programas de estudo conjuntos com pleno reconhecimento de créditos e qualificações.

 

Ações do Programa ATLANTIS:

Ação 1 – Projetos para a criação de diplomas transatlânticos (TD): Esta ação apoia a criação de consórcios entre instituições de ensino superior (doravante denominado de "consórcio") entre a UE e os EUA, com o objetivo de implementar programas de grau duplo ou conjunto referidos como "Graus transatlânticos". Esta ação inclui a atribuição de bolsas de mobilidade para estudantes e membros do corpo docente e administrativo.

Ação 2 – Excelência em Projetos de Mobilidade (EIM): Esta Ação prevê o financiamento de projetos que visem o desenvolvimento de currículos internacionais que envolvam mobilidade transatlântica de curto prazo não diretamente relacionado com a atribuição de um diploma conjunto ou duplo. Esta ação inclui bolsas de mobilidade para estudantes e pessoal docente e administrativo.

Ação 3 – Política de medidas orientadas (POM): Esta ação apoia a criação de projetos e atividades multilaterais UE-EUA destinados a reforçar a colaboração do ensino superior e da formação profissional.

A duração do projeto varia entre 24 e 48 meses, dependendo de cada ação.

Atualmente o programa encontra-se encerrado.

Para mais informações, consulte EU-USA Programme ou contate a EACEA para questões específicas.

A Universidade do Algarve participa no seguinte projeto ATLANTIS:

Duração Projeto Instituição Coordenadora Instituições Parceiras
2007-2011 International Cooperation in Ambient Computing Education (ICACE) University of Sunderland (UK) Troy University,

University of Algarve,

San Diego State University,

FernUniversität in Hagen,

University of Arkansas and Little Rock