Equipa Reitoral

Ana de Freitas
Vice-Reitora | Comunidade, Avaliação e Qualidade

Nasceu em Lisboa, Portugal, a 21 de maio de 1965. É licenciada em Engenharia Zootécnica (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, 1990), mestre em Estudos Marinhos e Costeiros (Universidade do Algarve – UAlg, 1994), doutorada em Biologia (Bioquímica) (UAlg, 2001).

Foi Equiparada a Assistente do 1º triénio (1991-1992); Assistente 1º triénio (1992-1995); Assistente 2º triénio (1995-1999); Equiparada a Professor Adjunto (2000-2003) na Escola Superior de Tecnologia da UAlg. Foi Equiparada a Professor Adjunto (2003-2005) e Professor Adjunto (2005-2013) na Escola Superior de Saúde da UAlg e é, desde 2013, Professora Coordenadora na mesma Escola.
Na UAlg ocupou vários cargos dirigentes, tais como Diretora do 2º Ciclo de Engenharia Alimentar, Vice-Presidente do Departamento de Tecnologias da Saúde, Diretora do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública, Diretora do curso de Dietética, Diretora da Escola Superior de Saúde e membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Desenvolveu atividades de investigação no  Laboratório de Endocrinologia Comparada e Molecular do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e tem desenvolvido atividades de investigação e de extensão no âmbito da saúde pública e da avaliação de tecnologias em saúde.

Paulo Águas
Vice-Reitor | Ensino e Planeamento Estratégico

Nasceu em Portimão. É licenciado em Economia (Universidade Nova de Lisboa), mestre em Gestão (Universidade Técnica de Lisboa) e doutorado em Gestão – especialidade Marketing (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa).

Desde 2010, é Professor Coordenador na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg), área científica de gestão – grupo disciplinar de marketing. Iniciou a sua atividade de docência em 1986, como Assistente do 1.º Triénio na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Faro.
Iniciou funções de gestão académica em 1989, na qualidade de vogal da comissão instaladora da ESGHT. Desde então ocupou vários cargos dirigentes nessa unidade orgânica (UO), tais como Diretor (2009-2012), Presidente do Conselho Científico (1997/98 e 2007/09), Presidente do Conselho Pedagógico (2013), Diretor da Área de Hotelaria e Turismo (1990-1992), Vice-Presidente do Conselho Diretivo (1992-1995), Diretor da Licenciatura em Marketing (desde 2013). Foi, ainda, em 2010, Pró-reitor da UAlg e tem pertencido a diversos órgãos colegiais ao nível da UO e da UAlg.
Entre 2002 e 2004 esteve requisitado pela Direção Regional do Algarve do Instituto Nacional de Estatística, onde exerceu as funções de Chefe do Serviço de Estudos e Difusão, tendo sido Administrador de um unidade hoteleira entre 1991 e 1993. Tem mais de quatro dezenas de publicações e participou em mais de uma dezena de projetos de prestação de serviços, com particular incidência na área do Marketing Turístico.

Pedro Ferré
Vice-Reitor | Ciência, Cultura e Internacionalização

Licenciado em Literatura, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1978) e Doutorado em Literaturas Românicas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1987), onde se agregou em 1996, exerceu a docência nas universidades de Lisboa e Nova de Lisboa bem como, no estrangeiro, nas universidades de Utrecht, Colónia e na École des Hautes Études de Paris, sendo, desde 2000, Professor Catedrático da Universidade do Algarve.

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desempenhou, entre outros cargos, o de Vice-Presidente do Conselho Científico (1995-1998); por seu turno, na Universidade do Algarve, foi Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (2000-2002 e 2011-2013) e Pró-Reitor com responsabilidades na área da cooperação cultural, coordenando os Serviços de Documentação e política editorial da Universidade (2002-2006). Entre Março de 2006 e Janeiro de 2011 exerceu o cargo de Vice-Reitor da Universidade do Algarve. Foi membro do atual Conselho Geral, entre Março de 2013 e Agosto de 2014. Foi, ainda, Presidente do Conselho Executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve, sendo, presentemente, membro do Conselho de Administração da Fundação Manuel Viegas Guerreiro e da Fundación Ramón Menéndez Pidal (Madrid). Fez parte de várias equipas de avaliação da FCT durante a década de 90 voltando, mais recentemente, entre 2006 e 2011 a fazer parte dos seus painéis de avaliação. É, por seu turno, perito de uma CAE da A3es, desde 2010.
Tem exercido a sua atividade científica – publicada em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Itália, França, Holanda, Estados Unidos, Brasil, etc) -com financiamentos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Calouste Gulbenkian, Ministerio de Educación y Ciencia, Universidad Complutense de Madrid, Direção Regional da Cultura da Região Autónoma dos Açores, entre outras instituições, em unidades de investigação - Instituto de Estudos sobre o Romanceiro (Universidade Nova de Lisboa), do qual foi fundador, ou do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) – ou ainda em centros de pesquisa estrangeiros como o Instituto Seminario Menéndez Pidal (Universidad Complutense de Madrid). Fruto destes trabalhos, iniciados há já mais de 30 anos, editou, entre outras obras, a primeira descrição de um corpus baladístico nacional (Bibliografia do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna, Madrid, 2000), bem como os primeiros quatro volumes do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna. Versões publicadas entre 1828 e 1960, dados à estampa pela Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2000. Ainda sob a sua direção, foi criado um arquivo do Romanceiro português, com mais de 10.000 documentos, depositado, presentemente na Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Manuela David
Pró-reitora | Simplificação e Modernização Administrativa


Manuela David nasceu em Lisboa. Completou em 1981, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a licenciatura em Biologia (Ramo Científico). Em 1982 é contratada como assistente estagiária, integrando o primeiro núcleo de docentes da recém-instalada Universidade do Algarve. É nesta Universidade que desenvolve a sua carreira académica e científica, e conclui em 1995 o doutoramento em Ciências Biológicas (Especialidade, Biologia). Desde 2003 é professora associada (de Nomeação Definitiva) na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Participou em diferentes ocasiões nos vários órgãos de gestão universitária, nomeadamente, na Assembleia da Universidade, Senado Universitário, Assembleia Estatutária, Conselho Científico, Conselho Pedagógico. Foi presidente da Assembleia de Representantes e vice-presidente do Conselho Diretivo da Unidade de Ciências e Tecnologias Agrárias. Tem desenvolvido atividade pedagógica diversa, quer de formação inicial, quer de formação avançada, no domínio da Biologia Vegetal (Botânica, Fisiologia e Ecologia Vegetal). A atividade científica tem sido, sobretudo, centrada em estudos de fisiologia e ecologia das plantas sujeitas aos fatores de stress ambiental típicos das regiões Mediterrâneas. Desde 2006 detém o cargo de curadora do Herbário da Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito do qual tem participado em ações diversas no sentido de promover a consciência pública de temáticas ambientais, em particular as que envolvem o património florístico do Algarve. 

Gabriela Schütz
Pró-reitora | Gestão Académica e Comunidade Educativa

Obteve na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa os graus de Licenciada em Matemática, ramo Científico (1985) e de Mestre em Estatística e Investigação Operacional (1989). É Doutorada em Matemática, na especialidade de Investigação Operacional pela Universidade do Algarve - UAlg (2000).

Foi Assistente Estagiária (1985/86) no Dep. de Matemática da Universidade de Aveiro; Assistente Estagiária (1986/89) e Assistente (1989/90) no Dep. de Matemática do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa; Professora Equiparada a Coordenador no Instituto Politécnico de Portalegre (1990/91); Professora Adjunta (1991/2001) na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UAlg. É, desde 2001, Professora Coordenadora do Instituto Superior de Engenharia (ex-EST) da  UAlg.
Desempenhou, na EST/ISE, vários cargos no âmbito da gestão, tanto na componente pedagógica (Diretora do 2º Ciclo da Licenciatura bi-etápica em Engenharia Eléctrica e Electrónica e Presidente do Conselho Pedagógico), como na componente científica (Presidente do Conselho Científico). Foi ainda, na Universidade do Algarve, membro do Senado Universitário, da Assembleia da Universidade, da Assembleia Estatutária e do Conselho Geral. A sua atividade docente tem sido exercida na área científica da Matemática e a atividade de investigação centra-se na Otimização Combinatória, nomeadamente, em problemas de otimização em redes, de recolha e distribuição, de afetação e de escalonamento (publicações recentes). É membro do Centro de Electrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve.