Empréstimo domiciliário

O empréstimo domiciliário dos documentos a cargo da Biblioteca será facultado aos leitores, de acordo com as possibilidades, garantindo o seu uso equitativo por toda a comunidade académica.

Número de documentos e prazo de empréstimo

Alunos e funcionários - um máximo de 5 documentos, provenientes de cada biblioteca, por 7 dias.

Professores - um máximo de 10 documentos de cada biblioteca, por 15 dias.

Leitores Externos - um máximo de 2 documentos por 7 dias.

É possível efetuar duas renovações por igual período de tempo do empréstimo. As renovações podem ser feitas no menu Leitor (renovações) desde que se esteja autenticado, através do e-mail bibrenova@ualg.pt ou ao balcão de cada biblioteca.

Empréstimo condicionado

Algumas obras, em virtude da elevada procura de que são objecto, têm o empréstimo domiciliário condicionado. Estes documentos podem ser identificados de forma variada:

Gambelas assinalados com fita colorida na zona inferior da lombada, cujo significado é o seguinte:

Azul* – empréstimo não autorizado.

Vermelha – empréstimo limitado a 1 dia.

Verde – empréstimo limitado a 3 dias.

* excepcionalmente estas obras poderão ser emprestadas por um curto espaço de tempo (normalmente, meia hora), contra depósito do BI ou de outro documento de identificação similar.

Penha assinalados com duas bolas amarelas na lombada. As obras sem sinalização são em geral requisitáveis por um período de 7 dias.

Auto-devolução na biblioteca em Gambelas e na Penha

Trata-se de um dispositivo que permite a devolução de documentos fora do horário normal de abertura de 2ª a sábado. Consiste numa abertura existente do lado direito da entrada principal da biblioteca, por onde se introduzem os documentos; a devolução antes do término do prazo do empréstimo impede que os utilizadores incorram em penalizações.

Documentos excluídos do empréstimo

Obras de referência – Dicionários, Enciclopédias, Atlas, etc.

Periódicos – Jornais e Revistas

Materiais cartográficos

Obras da secção de reservados

Teses e Relatórios de Estágio

Responsabilidade

O leitor será sempre o único responsável pelos documentos que lhe foram confiados. Em caso de dano ou perda dos mesmos ficará obrigado a indemnizar a Biblioteca.

Será considerado dano aos documentos as ações de dobrar, cortar, rasgar, escrever, riscar, desenhar, sublinhar, sujar ou molhar, no todo ou em parte integrante destes– incluindo capas, páginas e/ou destacáveis.

Penalizações

O incumprimento das normas de empréstimo será penalizado.

Os atrasos na devolução das obras implicarão o pagamento de uma multa de 0,25 €, por dia e por documento atrasado – sendo que, para a contagem dos dias, serão incluídos os sábados, domingos e feriados.

O leitor que se recuse a pagar uma multa ficará impedido de requisitar documentos até ao cabal pagamento da dívida.

Os alunos a quem tenham sido emprestadas obras e cuja devolução não seja efetivada no prazo prescrito, poderão ver limitado o seu direito à passagem de certidões e diplomas pelos Serviços Académicos da Ualg.

O cumprimento do Regulamento da Biblioteca garante melhores serviços aos seus utilizadores, nomeadamente a partilha correta e equitativa dos recursos bibliográficos existentes.