Documentos / Ferramentas do SIGQUAlg

CARACTERIZAÇÃO DOS NOVOS ESTUDANTES (CNE)

Inserido na política de melhoria contínua das atividades de ensino na UAlg, e enquanto ferramenta de apoio à gestão, o conhecimento do perfil dos novos estudantes no momento do acesso à instituição é de significante importância na definição da estratégia para a oferta formativa e permite estabelecer condições que favoreçam a fidelização dos estudantes, contrariando eventuais tendências para o abandono ou procura da concorrência.

O GAQ implementa anualmente um questionário denominado Caracterização dos Novos Estudantes (CNE), tendo como alvo os novos estudantes colocados nesta instituição via as diferentes formas de acesso ao ensino superior português. Este questionário, como o nome deixa antever, tem como objetivo analisar e definir qual o perfil dos indivíduos colocados nos cursos da UAlg com vagas disponibilizadas.

A informação a recolher no CNE, e complementada para efeitos de análise com dados fornecidos no processo de inscrição, está estruturada no questionário por grandes temas:

  1. Percurso escolar anterior;
  2. Informações sobre o curso e Instituição de Ensino Superior;
  3. Motivações para a escolha da universidade, Faculdade ou Escola;
  4. Motivações para a escolha do curso;
  5. Expetativas em relação à instituição;
  6. Adaptação e envolvimento;
  7. Dados de caracterização pessoal.

A participação de todos os novos estudantes neste momento da vida académica é de capital importância para criar e proporcionar as melhores condições aos que nos confiam esta fase, normalmente tão definitiva para o futuro profissional.

FICHA DA UNIDADE CURRICULAR (FUC)

No âmbito do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem, assim como está prevista no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Algarve, a Ficha da Unidade Curricular (FUC) é uma ferramenta de avaliação das diferentes unidades curriculares de um plano de estudos.

A gestão das FUC pertence, dentro de uma Unidade Orgânica, ao Conselho Pedagógico com a colaboração da respetiva Técnica para a Qualidade.

A FUC é individualmente preenchida com conteúdos informativos, em português e inglês, sobre cada Unidade Curricular (UC) dos planos de estudos. O Responsável da Unidade Curricular é também aquele que deverá fazer uma proposta dos conteúdos que será validada para um plano de estudos pelo Diretor de Curso.

Para esta função, e de acordo com as diferentes responsabilidades, existem diversos apoios explicativos:

SISTEMA INTEGRADO DE MONITORIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM (SIMEA)

De acordo com as orientações emanadas pelas instituições europeias da garantia da qualidade, a Universidade do Algarve (UAlg) tem como objetivo, em colaboração com toda a comunidade académica, a melhoria contínua da qualidade no conjunto do ensino, investigação, extensão e governança, a concretizar através da implementação de um sistema de garantia de qualidade.

Sendo o processo de ensino e aprendizagem um dos aspetos fundamentais de suporte dos objetivos definidos é incontornável não só o envolvimento de todos os intervenientes, como o sistema de avaliação do mesmo. Este sistema é feito sequencialmente, a partir da preparação do ano letivo, estabelece a análise do funcionamento das unidades curriculares até ao próprio curso a que estas pertencem e respetivas implicações pós conclusão do curso. Inclui também as melhorias a implementar e seu seguimento pelos órgãos competentes.

Este processo de avaliação inicia com os questionários de Perceção do Ensino e Aprendizagem aos Docentes e aos Estudantes (PEADE) que consubstanciam o Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA).

Através da plataforma SIMEA, e em resposta ao questionário correspondente, a todos os docentes é-lhes pedido que expressem a sua opinião sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC que lecionou assim como dos estudantes que as frequentaram.

A informação a recolher no PEA-D está estruturada no questionário em blocos, e por grandes temas:

  1. Avaliação dos estudantes na UC;
  2. Funcionamento da UC;
  3. Recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC.

Elaborado de forma concordante com o PEA-D, igualmente no âmbito do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem, os estudantes da UAlg são chamados, de forma anónima, a formular a sua opinião sobre o funcionamento das UC frequentadas.

Igualmente através da plataforma SIMEA, e em resposta ao questionário correspondente, a todos os estudantes é-lhes pedido que expressem a sua opinião sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC que frequentou assim como dos docentes que as lecionaram.

 A informação a recolher no PEA-E está estruturada no questionário em blocos, e por grandes temas:

  1. Autoavaliação do estudante na UC;
  2. Desenvolvimento de competências na UC;
  3. Funcionamento da UC;
  4. Desempenho docente na UC;
  5. Recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC;
  6. Informação geral.

A coordenação, dinamização e apoio técnico a estas ações está atribuída ao Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ), em colaboração com os representantes das unidades orgânicas e dos serviços.

O mecanismo de avaliação integra várias fontes sequenciais de informação, permitindo aos diversos intervenientes disporem dos contributos que vão sendo incorporados, à medida que o processo ultrapassa cada uma das fases.

As ferramentas informativas do SIMEA, e ordenadas de forma sequencial, são:

  1. Ficha da Unidade Curricular (FUC);
  2. Questionários à Perceção do Ensino e Aprendizagem aos Docentes e aos Estudantes (PEADE);
  3. Relatório da Unidade Curricular pelo Responsável da Unidade Curricular;
  4. Relatório do Curso pelo Diretor de Curso;
  5. Relatório de Avaliação e Melhoria Contínua dos cursos da Unidade Orgânica pelo Conselho Pedagógico;
  6. Relatório de Autoavaliação do Diretor da Unidade Orgânica;
  7. Relatório Global de Autoavaliação pelo GAQ.

Do tratamento da informação produzida por estas ferramentas são extraídos os resultados, os quais são disponibilizados aos intervenientes de acordo com as suas responsabilidades, o Diretor de Curso enquanto responsável pela implementação das medidas e recomendações de melhoria da qualidade e ao Diretor da Unidade Orgânica que, em articulação com o Conselho Pedagógico, avaliará os resultados no ciclo seguinte.