Avaliação externa

Acreditações e Certificações

Os ciclos de estudo da Universidade do Algarve foram sujeitos a um processo de avaliação externa pela A3ES. É missão da A3ES garantir a qualidade do Ensino Superior e dos seus ciclos de estudo.

Estas avaliações foram integradas em duas fases. Numa 1.ª fase (2009/2011) na acreditação de ciclos de estudos, aferindo a verificação de requisitos como a existência de um projeto educativo, científico e cultural próprio, adequado aos objetivos fixados para esse ciclo de estudos; a existência de um corpo docente, qualificado na área em causa, e adequado em número e a existência de recursos materiais e humanos para garantir o nível e a qualidade da formação.

O processo de acreditação dos cursos conducentes a grau (licenciado, mestre e doutor) desenvolveu-se em duas modalidades: Acreditação Prévia de Novos Ciclos de Estudos (NCE) e na Acreditação Preliminar de Ciclos de Estudo em Funcionamento (CEF).

Numa 2.ª fase (2012) em que os ciclos de estudos que receberam anteriormente uma acreditação preliminar e se mantêm em funcionamento são objeto de um processo formal de avaliação/acreditação por uma Comissão de Avaliação Externa.  

A situação da acreditação dos ciclos de estudos pode ser consultada na base de dados da A3ES.