Apresentação

As instituições são constituídas por um sistema de mensagens e de recursos significantes complexos (logótipos, símbolos, tipografia, cores, grafismo complementar, signos acústicos, arquitetura, comunicações internas e externas, etc.), manifestadas em todas e em cada uma das partes, promovendo uma determinada imagem.

Além disso, o atual paradigma da comunicação institucional baseia-se na sociedade de informação, na economia do conhecimento, na expansão e na internacionalização. Neste contexto, as marcas gráficas são elementos fundamentais na identificação, diferenciação, reconhecimento e valorização institucional.

Dada a importância estratégica e instrumental destes recursos, a Identidade Visual da Universidade do Algarve assenta nos objetivos de comunicação e valores da instituição: “Afirmar a Universidade como instituição de Ensino Superior inovadora, apostada no avanço do conhecimento e no desenvolvimento da sociedade, favorecendo projetos temáticos transversais, privilegiando o reforço da internacionalização e das ligações em consórcio, e respondendo às necessidades dos atuais e novos públicos, através de atividades de ensino e de investigação.

Toda a estrutura verbal e visual (nomes, tipografia, logótipos, símbolo e cores), foi desenhada de modo a possibilitar uma correta orientação e aplicação em todos os produtos de comunicação. É utilizada uma única linguagem gráfica, independentemente dos diferentes serviços ou estruturas da Universidade, veiculadas por todos os canais de comunicação, consolidando a sua imagem junto dos seus públicos específicos, criando uma maior notoriedade e reconhecimento. Qualquer comunicação ou promoção da marca é suportada por estes mesmos princípios.